Tubarão-baleia fotografado nos Açores

Foi um tubarão como este que Nuno Sá fotografou no Açores
Martin Wilke, mergulhador alemão, tinha acabado de saltar para água, quando de repente se deparou com milhares de atuns a nadaram rapidamente à sua volta. Passado poucos segundos, viu um tubarão-baleia vir na sua direcção, em movimentos lentos, parando depois a observá-lo, a menos de dois metros. Dando a parecer que queria descansar, Martin decidiu agarrar-se à barbatana do mamífero e deslizar.
Wilke, em declarações à BBC Brasil, explicou que "no início, toda aquela ação e velocidade pareciam caóticas, mas assim que eu mergulhei para aproximar-me do tubarão-baleia, o caos deu lugar ao silêncio e à harmonia".
O fotógrafo português Nuno Sá, especialista em vida marinha, capturou este momento inédito, mas já encarou este gigante do oceano outras vezes.   
Rhincodon Typus (nome científico) é o maior peixe que se conhece e a maior espécie, entre todos os tipos de tubarões. Chega a atingir os 20 metros de comprimento e pode pesar mais de 12.000 kg. 
Pode ser avistado nas águas tropicais ou subtropicais no mundo inteiro. Em alguns países, como na Austrália, os tubarões-baleia estão protegidos por lei, mas noutros são caçados, principalmente em Taiwan e nas Filipinas. Mais de 100 tubarões são mortos anualmente só em Taiwan, o que causa sérias preocupações quanto ao seu futuro, pois cresce lentamente e demora a atingir a maturidade. 
Alimentam-se principalmente de plâncton, embora também comam regularmente cardumes de pequenos peixes e lulas.

Sem comentários:

Enviar um comentário