ESPINAFRES AJUDAM A EMAGRECER E A CONTROLAR APETITE

Espinafres ajudam a emagrecer e a controlar apetite

A ingestão de um extrato de espinafres rico num composto denominado tilacóide e presente nas folhas é capaz de reduzir o desejo de comer “fast-food”, doces ou outros alimentos pouco saudáveis (a chamada “fome hedónica”) em até 95% e de ajudar quem quer emagrecer.
A conclusão é de um estudo publicado recentemente e desenvolvido por investigadores da Universidade de Lund, na Suécia, que mostra que a ingestão de tilacóides reforça a produção, por parte do nosso organismo, das hormonas da saciedade, conduzindo a um melhor controlo do apetite, a hábitos alimentares mais saudáveis e a uma maior perda de peso.
“A nossa análise mostra que ingerir uma bebida com tilacóides antes do pequeno-almoço diminui a vontade de comer doces ou ‘fast-food’ e faz com que nos sintamos mais satisfeitos ao longo do dia”, afirma, em comunicado, Charlotte Erlanson-Albertsson, principal autora do estudo e professora de medicina e química fisiológica.
A investigação conduzida por Erlanson-Albertsson e os colegas envolveu 38 mulheres com excesso de peso. Todas as manhãs, antes do pequeno-almoço, durante três meses, metade das participantes bebeu um ‘néctar’ verde rico em tilacóides com o equivalente a cinco gramas de extrato de espinafres, ao passo que as restantes receberam um placebo.
Nenhuma das voluntárias sabia em que grupo estava inserida, mas todas elas foram instruídas a seguir uma dieta equilibrada composta por três refeições diárias. “Ao longo do estudo, o grupo de controlo perdeu, em média, 3,5kg, enquanto o grupo que recebeu tilacóides perdeu 5kg”, revela a cientista.
Além disso, segundo Erlanson-Albertsson, “o grupo dos tilacóides também referiu ter sentido que era mais fácil manter apenas as três refeições por dia e que não houve qualquer desejo de ingerir outro tipo de alimentos”, conforme comprovam os resultados dados a conhecer na revista científica Appetite.
De acordo com a especialista, o segredo da contribuição deste composto dos espinafres resulta do incentivo à sensação de saciedade. Atualmente, a maior parte dos alimentos é processada, o que torna a digestão muito rápida e dificulta o trabalho das hormonas, que não conseguem enviar sinais ao cérebro a indicar que o organismo está satisfeito.
Através da ingestão de tilacóides, é possível atrasar o processo digestivo, dando às hormonas intestinais o tempo necessário para se libertarem e comunicarem com o cérebro. “Tem tudo a ver com o aproveitamento do tempo que demoramos a digerir os alimentos”, realça Erlanson-Albertsson.
“Não há nada de errado com o nosso sistema digestivo, mas ele não funciona bem com a comida moderna, que parece ‘pré-mastigada’. Os tilacóides aumentam a duração da digestão, produzindo a sensação de saciedade, o que significa que somos capazes de seguir a dieta que queremos sem aperitivos e alimentos desnecessários como doces ou batatas fritas”, finaliza.

Sem comentários:

Enviar um comentário