Escolha a roupa de cama ideal para você

Descubra os tecidos e deixe o quarto ainda mais bonito

Dentre todos os cômodos da casa, o quarto é o mais aconchegante e intimista – e merece um cuidado especial. Além dos móveis e pintura, a roupa de cama também é um item primordial para deixar o ambiente com a sua cara.
Com tantas opções no mercado, você pode ficar na dúvida que tipo levar para casa. Por isso, resolvemos facilitar a sua vida e com o auxílio da consultora de organização residencial e empresarial Ana Afonso trouxemos uma série de tipos de roupa de cama para você escolher qual é a melhor opção para a sua rotina. Confira!
A quantidade de fios
Este é o item que vai determinar a durabilidade dos lençóis. Você vai encontrar essa informação na etiqueta do produto, e quanto maior o número de fios, mais conforto e melhor será a textura acetinada do produto. Se você busca durabilidade e conforto, escolha o número de fios entre 175 e 250 (ou mais!).
O material desses fios também determina a qualidade do produto. Lençóis feitos com algodão egípcio e Pima Cotton são as de maior durabilidade, além de trazerem um conforto sem igual.
Tamanho
Antes de levar a roupa de cama para casa, preste muita atenção ao tamanho. Não dá para comprar um lençol que fica saindo do colchão ou criando dobras, não é? Os tamanhos disponíveis no mercado são:
  • King Size: 2 x 2 metros.
  • Queen Size: 1,6 x 2 metros.
  • Cama de casal: 1,4 x 1,9 metros.
  • Cama de solteiro: 0,9 x 1,9 metros.
  • Cama de viúva: 1,28 x 1,88 metros.
Como lavar a sua roupa de cama
Para que os lençóis fiquem perfumados e livres de manchas, é importante tomar alguns cuidados. Ao lavá-los, evite misturar com toalhas de banho ou outras peças que soltem fiapos, “para não causar bolinhas nos lençóis”. O ideal é que a troca da roupa de cama seja feita semanalmente.
Sempre que você comprar uma nova roupa de cama, é essencial lavá-la antes da primeira utilização. A lavagem convencional é a mais recomendada, sempre respeitando a indicação na etiqueta. É importante respeitar a lavagem ideal para cada tipo de tecido.
Algodão: Lave separadamente e com água fria, para evitar o encolhimento do tecido. Para evitar que o lençol manche, utilize sempre um alvejante sem cloro. Assim, a cor permanece intacta e o branco não corre o risco de ficar amarelado.
Fibras sintéticas: Com este tipo o cuidado na secagem se faz necessário. Não exponha este tecido a altas temperaturas e nem deixe secar diretamente ao sol. Assim, você evita que as fibras endureçam.
Lã: A lavagem a seco é a mais recomendada. Caso haja manchas, utilize um alvejante sem cloro na pré-lavagem. É importante não deixar muito tempo de molho e tomar cuidado ao deixar secar – isso evita que o tecido deforme.
Na hora de secar, a organizadora recomenda cuidado para estender os lençóis. “Pendurar os lençóis dobrados no varal facilita na hora de passar. Evite a secagem direta ao sol por período muito longo para evitar o desbotamento da cor e o endurecimento das fibras”, explica Ana Afonso.
Para guardar, ela conta que deixar o jogo num único lugar facilita na organização. “O ideal é formar jogos completos, com lençóis dobrados em um pacote: debaixo, vira e fronhas e manter na prateleira separados por cor e padronagem”.
Seguindo esses conselhos práticos, suas roupas de cama estarão sempre macias e prontas para uso.